Sobre
Quem somos
Histórico:
O ECOMUSEU Natural do Mangue nasce com a inquietação de dois amigos Rusty Sá Barreto, quem enquanto trabalhava com sua família na sua barraca de praia na Sabiaguaba, e Ivam Oliveira (R.I.P.) perceberam que todo aquele ambiente, e em especial o ecossistema de manguezal, estavam sendo cruelmente tratados. Era necessário ações imediatas e mudanças radicais. E decidiram acabar com a barraca e se dedicaram a sensibilizar, informar e até conscientizar as pessoas sobre a importância dos manguezais.
Aí nasce o ECOMUSEU em 19 de janeiro de 2001, como uma proposta na que o ambiente como um todo proporciona as “peças” para serem contempladas. Estrutura com Sineide Crisóstomo, sua esposa e companheira nessa caminhada, pedagoga convicta do poder da educação ambiental um conjunto de ações voltadas para esse propósito, e que hoje fazem parte dos serviços do ECOMUSEU.
A luta tem sido árdua, às vezes um tanto solitária, mas o mesmo manguezal dava o exemplo de força, resiliência e persistência para continuar. E o trabalho passou a ser reconhecido, na medida que hoje o ECOMUSEU é Patrimônio Histórico-Cultural e Natural de Fortaleza, por força de lei (LEI 11053/2020). As ações, que se iniciaram timidamente, foram crescendo e hoje conta-se com uma infraestrutura física mais apropriada e com uma equipe maior, sempre desenvolvendo atividades em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atuando diretamente sobre os objetivos 4 (educação para todos e em todas as idades), 11 (cidades e comunidades inteligentes), 13 (ação contra às mudanças globais do clima), 14 (vida na água), 15 (vida na terra) e 17 (parcerias). Em janeiro de 2023 se consolida como parceiro oficial do PNUMA (Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente)
O ECOMUSEU tem assento nos seguintes conselhos:
• Conselho Gestor do Parque Estadual do Cocó (CGPEC);
• Cofundador da Rede Nacional de Manguezais (RENAMAN),
• Membros da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários.
Missão:
Salvaguardar, preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio natural, histórico e cultural associado aos manguezais, em particular em Fortaleza, enfatizando a importância desse ecossistema e visando contribuir para o desenvolvimento socioambiental e sociocultural do país.
Visão:
Ser uma referência nacional para a pesquisa e reflexão acerca dos manguezais, sua fauna e flora, bem como no tocante aos modos de vida associados a esse ecossistema em todo o Brasil, especialmente na região nordeste do país.
Valores:
· Compromisso com o meio-ambiente
· Gestão criativa e participativa
· Transparência
· Inovação Social
· Colaboração
· Zelo e ética profissional
Conheça a equipe
Rusty sá barreto
Cargo: Idealizador e Diretor do ECOMUSEU
RUSTY SÁ BARRETO – Formado em Gestão Ambiental. Define-se como um motociclista louco que ama os manguezais. Como ambientalista está sempre na constante busca de oportunidades para fazer educação ambiental, para ensinar sobre os serviços ecossistêmicos dos manguezais e sobre o que podemos e devemos fazer como indivíduos em prol do meio ambiente.
Fabiana barros pinho
Cargo: Coordenadora de Projetos e Relações Interinstitucionais do ECOMUSEU
Formada em Geografia, com especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
Responsável pela inserção do ECOMUSEU e das suas ações nas políticas ambientais desde as locais até as
globais.
Sineide moreira Crisóstomo
Cargo: Cofundadora e Coordenadora Pedagógica do ECOMUSEU
Formada em Pedagogia. É a mente criativa na hora de ensinar para os visitantes o que é e tem um manguezal. Aquele jeitinho de professora, sempre explicando, você o vai ver nas aulas de campo.
João Paulo moreira Crisóstomo
Cargo: Coordenador de Mídias do ECOMUSEU
Responsável pela construção do site, e de todas as redes sociais.
ONG ambiental que trabalha em prol da educação ambiental em áreas de manguezal.
Alunos, professore e visitantes que participam das exposições itinerantes e das aulas de campo e reflorestamento
A trilha ecológica percorre entre 8 e 12 estações durante as atividades em campo. Todas com momentos explicativos e roda de conversa.
Alunos de diversas faculdades realizam no Ecomuseu as disciplinas de estágio obrigatório.